Vou descrever a minha no caso! Pois eu não sou uma universitária muito típica ... conhece alguma que nunca foi a nenhuma festa da facul??? Para falar a verdade eu conheço eu e a Bru! A Bruna Paladini, minha BBF (Best friend forever).
Bom eu sei que muitos podem pensar que eu estou perdendo o melhor da minha vida, entretanto eu não sinto falta nenhuma, e acho que está tudo cento quanto a isso. Para falar a verdade eu já fui em dois churrascos, bem michuruquinhas, pois ambos quando era 9h pm, já estava em casa de volta.
Faculdade é aprendizado, não só de química sanitária, cálculo ou hidrotécnica, muito mais que isso, agente aprende a virar gente! Eu no caso moro em uma república, é faço parte da maioria que estuda assim como eu também numa universidade pública.
Hahaha, imagino minha mãe lendo isso, ela vai pensar "A vá?! É mesmo???Achei que havia visto um se dirigindo à lixeira!". Pode parecer brincadeira, mais eu nunca tinha colocado um lixo na rua, quando ainda morava com meus pais, não que eu tinha empregada, mais minha mãe colocava o lixo sempre pela manhã e nesse período eu estava na escola. Grande aprendizagem, primeira etapa, perguntar para vizinha que dia o lixeiro passa. Segunda etapa, acordar cedo antes do lixeiro passar, retirar os lixos da cozinha, banheiro e encarar aquele etapa agradabilíssima ter que carregar o sanito até a lixeira.
- Papel higiênico não brota no banheiro
Outra coisa que eu tive que aprender, a comprar as coisas antes de acabar, me ligar se estava faltando detergente, papel higiênico, comida, shampoo...
Aliás prometi que escreveria um post completo sobre andar de ônibus, o quão importante é para o crescimento pessoal. Mas vou resumi o texto que eu li e queria mostrar-lhes, pois é extenso. Primeiro desenvolve paciência, você fica ali no ponto encostado esperando o "seu" ônibus ter a boa vontade e chegar. Lidar com humilhação, você reconhece o letreiro do seu ônibus e seu coração dispara, você corre atrás dele igual o Super Mario atrás da princesa, mais percebe que o motorista não diminui a velocidade, e passa reto, e você fica com cara de tacho! Respeitar as diferenças, o ônibus finalmente chega, LOTADO, tem de tudo, menino vendendo balinha, pastores pregando, gente mal humorada. Nesse momento você toca pessoas que jamais tocaria no seu carro. Deixa a vaidade e a tamanha frescura de lado. Se torna um ser humano altruísta, aprende a ceder o lugar aos mais velhos, gestantes, se oferece para segurar os livros pesados dos estudantes. E por ultimo, filosofa, janela de ônibus é solução para seus problemas, não há lugar mais propício para pensar na vida.

- Aprende a conviver com pessoas
Além de ter aulas com seus colegas, você vai morar com eles também, dividir as contas da casa, o banheiro, a louça e a limpeza da área comum. E isso é demais para um pobre humano, mais com o tempo acostuma. Quando você se casar vai tirar de letra se acostumar com o maridão ou a esposa.
Ninguém vai ligar na sua casa e perguntar porque você faltou na aula, se fez tarefa, ou se importar se você perdeu o cronograma. Se você tiver interesse de concluir seu curso no tempo correto, você vai ter que tratar de aprender tudo sozinho, fazer relatório, estudar para prova, resolver as listas. Para falar a verdade, acho que essa parte foi a mais complicada para mim, pois eu estudava num colégio pequeno, que o inspetor devia saber o telefone de casa de cór, pois ele ligava para minha mãe trazer o meu estojo ou o dinheiro do lanche quando eu esquecia. Então quando eu cheguei na Unicamp e soube que eu podia sair da sala quando quisesse, sem pedir, não tive mais regras, e isso não foi bom para mim, mais me fez crescer, pois tive que impor minhas próprias regras!
Isso no caso é um tópico muito particular meu, nunca fiquei um final de semana sequer na faculdade, voltei todos. Me sinto muitíssimo bem em casa, adoro saber que posso ficar à vontade, curto mesmo, meu quarto, minha cama! Chego no sábado em casa, e não quero sair por nada, voltar para casa já é meu passeio de fim de semana. E também fico morrendo de saudades da minha mãe, agora eu lido bem melhor com isso, mais no primeiro ano, eu voltava as vezes de quarta feira para casa!
Há muitas dificuldades, porém quando nos formamos, nos formamos em gente de verdade, não só um mané com um diploma na mão, aprendemos ser gente boa na marra. E esses conhecimentos levamos para toda vida, identificamos necessidades alheias, criamos iniciativa, nos dispomos para ajudar um amigo, pois sabemos que dor de barriga não dá uma vez só e certamente precisamos dos outros também.Essa é a verdadeira faculdade da vida!
Oi,meu amor!!!fico muito feliz com seu crescimento!
ResponderExcluirViu... eu tbm amo quando vc volta pra casa,e tbm sinto muito sua falta!!z2
eu tbm tenho saudade da casa da tia hahaha bejos Vanessa
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Se você tiver interesse de concluir seu curso no tempo correto, você vai ter que tratar de aprender tudo sozinho, fazer relatório, estudar para prova, resolver as listas."
ResponderExcluirQueria dizer que tirando os relatórios, e aprender coisas relacionadas ao seu curso, sempre tem uma amiga engenheira na casa logo ali pra ajudar a resolver as listas/estudar pra prova =)
Aí que fofa...obrigado amiga, por estar assim sempre tão pronta...Saiba que na casa aqui do lado também tem uma amiga sempre pronta para qualquer coisa!
ResponderExcluir